segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ASPECTOS URBANOS - Artes Visuais e Poesia 17



Homenagem a José Saramago
Cena do painel "urbe" ( 100 cm x 11 m de extensão) publicado no caderno especial em homenagem a José Saramago, página 118 - Editor Pedro Fernandes 
http://set7aces.blogspot.com.br/2012/07/7faces-caderno-revista-de-poesia_22.html 

Ó este povo que corre nas ruas e estas bandeiras e esses gritos punhos fechados enquanto as cobras os ratos e as aranhas da contagem se somem no chão Ó estes olhos luminosos que apagam um a um os frios olhos de mercúrio que flutuavam sobre as cabeças da gente da cidade  (Poema que dialoga com a imagem acima)   José Saramago                                  


  
José de Sousa Saramago nasceu em 16 de novembro 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses e faleceu em 18 de junho de 2010 em Lanzarote na Espanha. Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966.Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acuado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.Em 1980, alcança notoriedade com o livro Levantado do Chão, visto hoje como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois. Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português - o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até a morte. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).

LIVRO-OBJETO / poético  (novembro de 2012)

Objeto criado e construído a partir dos poemas ilustrados do projeto Aspectos Urbanos , (iniciado em 2005, no Centro Cultural de Contagem),diálogo entre artes visuais e poesia para participar do projeto LIVRO-OBJETO, Casa Del Bicentenario, Municipalidad Cañada de Gómez,província de Santa Fé - Argentina. 

A criação do objeto se baseou na ideia dos pergaminhos antigos, onde "escritos e documentos" eram enviados e/ou guardados enrolados. Daí surgiu a ideia de montar esse rolo de poemas ilustrados com todos os poemas do projeto Aspectos Urbanos e criar um "livro a metro", em que, para se lê, é necessário ir desenrolando quase numa performance de leitura. É um livro atípico mas com todos os elementos e configurações de um livro acadêmico: introdução, paginação, um breve currículo de todos os poetas, etc.  

Coletivo de ideas AVRAMAQUIA - Proyecto y coordinación: 
Gabriela Fernández, Mónica Zadra, Rosa Gravino. 

- Livro-objeto   http://espacioexperimental1.blogspot.com.ar/2012/10/iara-abreu-brasil_2.html
- Livro Objeto colaborativo - Arte Correio (formato A4) 
http://artecorreorecibido.blogspot.com.br/
http://rosagravino.blogspot.com.br/2012/12/poesia-visual-libro-objeto-colectivo-de.html-
http://avramaquia.blogspot.com.ar/search/label/libro-objeto
http://espacioexperimental1.blogspot.com.br/2012/11/la-inauguracion.html fotografias
http://www.facebook.com/photo.php?v=3487626848180&set=vb.1796710205&type=2&theater


Livro Objeto - 17cm altura e 7,3cm de diâmetro e aproximadamente 40 metros de poemas enrolados.

                    
  
     
Artistas de vários países participam do projeto  Livro-objeto e do "Coletivo de Ideas Avramaquia", em Santa Fé Argentina.

   
 (outras fotos)


Livro Objeto "Coletivo de ideas AVRAMAQUIA":                                                                                                                                             
   
Versão 01 (primeira foto)
Desenho criado em 2006, desenho feito "in loco" durante uma apresentação poética e exposto em 2007 na mostra dos Aspectos Urbanos na Galeria Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Estadual Luis de Bessa na Pç da Liberdade em Belo Horizonte-MG, faz parte da coleção de poemas ilustrados e poemas visuais. Esse desenho foi publicado no folder do "Paz e Poesia" em 2008, (projeto esse de Clevane Pessoa, Cláudio Márcio e Marco Llobus), no livro Nós da Poesia, volume 1 pg. 66 em 2009, na antologia de Brenda Marques Pena e no livro Letras de Babel 5 - editora aBrace - Montevideo-Uruguay em 2012 .

Versão 02 (colorido)
Reelaborado  exclusivamente para participar do livro colaborativo de Rosa Gravino, exposto na Casa Del Bicentenário, Municipalidad Cañada de Gómez, Província de Santa Fé -Argentina.. 
 http://rosagravino.blogspot.com.br/2012/12/poesia-visual-libro-objeto-colectivo-de.html- 

"O OLHAR DO ARTISTA SORE O LIVRO ESQUECIDO"

“ Obras criadas a partir de livros didáticos em desuso” (nov./ de 2012)

É um projeto que integra e promove ações entre escolas da Rede Municipal de Educação, tendo por objetivo gerar uma reflexão sobre a  destinação e aproveitamento adequado dos livros didáticos distribuídos pelo MEC/FND,  valorizar o  livro didático que esteja fora de seu triênio de validade e destinado ao descarte e/ou doação, e reaproveitá-lo didaticamente, na própria escola. Como parte dessas ações. foi organizada a exposição coletiva “O olhar do artista sobre o livro esquecido”, com obras  criadas por vários  artistas convidados,  a partir de livros didáticos em desuso. A ação permitiu que os artistas transitassem do figurativo ao abstrato, cada um com sua linguagem, sua técnica, reunindo-os  assim numa coletiva  diversificada quanto aos estilos mas uníssona no diálogo com o tema e material utilizado, ressaltando  de maneira subjetiva, valores e memórias do nosso tempo de escola. E, que essa exposição desperte essa reflexão sobre os livros em desuso e que os mesmos sejam utilizados em toda a sua potencialidade e  por todos que deles, direta ou indiretamente, se beneficiam deles. 
Projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) organização de Maria Aparecida de Almeida. (texto Maria Aparecida de Almeida).

O projeto teve um público diverso, com agendamento de escolas municipais, estaduais e particulares e resultou em um belo catálogo com registro de todas as obras e seus autores.

Participaram dessa exposição:
Iara Abreu, Adriana Penido, Alice Mascarenhas, Henrique Dias, Olister Barbosa, Consuelo Lobo, Denise Maia, Emilia Nicolai, Fabíola Tasca, Lídia Miquelão, Luciana Melo, Malu Giacomelli, Márcia França, Margareth Reis,  Mariangela Haddad, Marlucia Temponi,Mauro Leite, Roberto Goulart, Sandra Lopes, Shirley  Valentim, Silvana Viola, e Silvia Souza.


    
     
      

(outras fotos)

EXPOSIÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS NO CONVIER  (novembro de 2012)
Com abertura no dia 12 de novembro de 2012, a Abcdéf Galeria de Arte apresentou no período entre 13 de novembro a 07 de dezembro de 2012 exposição coletiva de artes plásticas em comemoração ao 28º aniversário do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado de Minas Gerais pelo Ministério do Trabalho.É uma mostra coletiva com a participação  de 30 obras de artistas filiados ao Sindicato,  técnicas e estilos variados passando pelo primitivo, abstrato, clássico e contemporâneo, com o objetivo expressar a diversidade presente na produção artística de Minas Gerais, bem como valorizar a liberdade de criação e expressão dos artistas plásticos no Estado.

 01

 02
  Obras / acrílica sobre eucatex na media 18 x 50cm
  01 homenagem aos trabalhadores operários da pintura de parede e aos grafiteiros.
  02 paisagem mineira - a cidade e as montanhas

   
Participam os artistas plásticos: Abigail Drumond, Adriana Drummond, Creusa Neves, Dmtrius Cotta, Eudsonzica, Evanice Schmidt, Fernanda Castanheira, Ivânio Cristelli, Jorge de Oliveira Santos, Júlio Alves, Leandro Lupiano, Luciano Diniz, Luiz Carlos Vicente, MAMM, Manoel Francisco Lopes de Faria, Maria da Glória Lanza, Rodolfo Berg, Simone Zanol e a artista convidada Iara Abreu.

PROJETO COLORINDO VIDAS ( Cássia Araújo) 19 de dezembro de 2012
Projeto de Cássia Araújo,  psicóloga, musicista, compositora. É integrante do "Instrumental Fusion e Blues, juntamente com Alexandre Araújo. Idealizou e elaborou o projeto "COLORINDO VIDAS", projeto artístico-social a ser desenvolvido com o corpo de trabalho, ou seja, com  profissionais que lidam com situações de risco. Projeto esse que poderá ter vários desdobramentos e abrangências como exemplo, diálogo entre artes visuais, música, dança e poesia  a favor desses profissionais, mediante situações complicadas no sentido de amenizar essa lida, trabalhando "um outro olhar" e a "sensibilidade" em benefício próprio que automaticamente resulta em benefício do outro.  

Participação do Projeto "Aspectos Urbanos" 
Na iniciativa "Colorindo Vidas" de Cássia Araújo, em andamento e apresentado no evento de fim de ano da CIA - Centro Integrado de atendimento ao adolescente autor de ato infracional. O evento contou com apresentação de: MÚSICA, com o Instrumental Fusion e Blues - Alexandre Araújo e Cássia; DANÇA, com Grupo de Adolescentes ORIGEM / Street dance - Matheus Almeida; ARTES VISUAIS, com
com Performance de pintar ao vivo e com a participação no painel de pessoas presentes, com a coordenação Iara Abreu e POESIA com performance poética de Clevane Pessoa e Brenda Marques Pena, poetas que também participam do projeto "Aspectos Urbanos" e Janice que recitou seu poema que acompanha uma de suas obras expostas no local.


Clevane Pessoa é psicóloga, desenhistas, contista, poeta. Idealizadora do Paz e Poesia, Autora de Vários livros publicados e muitos prêmios recebidos pelos trabalhados poéticos, contos e crônicas e também é uma grande divulgadora cultural.
 
Brenda Marques Pena presidente do IMEL- Instituto Imersão Latina. Também uma grande ativista cultural Idealizadora da antologia "Nós da Poesia" já no terceiro volume, tendo nas capas dos três volumes criação Iara Abreu.

   
       
  
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.547250108619172.130945.100000025621760&type=1 
detalhes do painel pintado ao vivo postado por Juciléia

Participaram dessa mostra os poetas do projeto Aspectos Urbanos :
Alice Ruiz, Angela Togeiro, Brenda Marques Pena, Bruno Grossi, Clevane Pessoa, Clóvis Campêlo, José Saramago, Diovani Mendonça, Dimythryius, Eduardo Renó, Enrique Godoy Durán, Fátima Sampaio, France Gripe, José José Estanislau, José Alcibíades Frota, Leonardo de Magalhaens, Luciana Tannus, Luíz Lírio, Luíz Octávio Brandão, Marco Aurélio, Luiz Otávio Oliani, Marcos Assis, Marcos Fabrício, Maria Inês Veloso Abreu, Max Moreira, Meire Mendonça, Newton Emediato, Norália, Paz Cerrillo, Plínio Sgarbi, Todd Irwin Marshall.

OBS: Como são mais de 190 poemas,  a cada exposição exponho  parte deles.Essa exposição privilegiou os poemas ilustrados em 2012. Porém todos os poemas podem ser visto nesse blog links de 01 a 16.

                
                  

OBS- referências e/ou links / currículos dos autores desses poemas estão ao final da página.

PROJETO MÚSICA PARA VER (de 31 de outubro a 12 de dezembro/2012)
Projeto do Centro Cultural de Contagem, produção assinada por Fernando Perdigão, Henrique Dias, Marco Aurélio Godoy e Olister Barbosa 

O projeto MÚSICA PARA VER é um projeto da Coordenadoria de Cultura de Contagem. Projeto para ouvir e ver. É um diálogo da música com as artes visuais, que, no decorrer das apresentações o artista visual faz uma interferência com técnica livre, dialogando com o momento (texto e/ou musica). O projeto aconteceu às quartas feiras, no período de 31 de outubro a 12 dezembro de 2012 no Cine Teatro da cidade. Apresentaram-se bandas e/ou músicos de Contagem fazendo abertura do evento e após, apresentaram-se bandas ou grupos musicais de projeção nacional. Ressalvo que esse projeto já foi experimentado e vivenciado pelos artistas Henrique Dias e Bruno Grossi, inclusive na França.

Para mim foi uma experiência genial. Já fiz ilustrações ao vivo em apresentações poéticas, mas em apresentações musicais foi a primeira vez, a convite da equipe de Contagem o que gostei muito,. principalmente pela qualidade do projeto e pela seriedade com que a equipe cuidou do evento. Apresentaram ao público uma programação musical diversa, com estilo musical e  músicos muito competentes, privilegiando principalmente músicas não muito divulgadas em rádios como hip hop, samba, música eletrônica, roda de viola, enfim música popular da melhor qualidade e para todos os gostos. 
Apresentaram-se os  grupos e/ou  cantores:

Flávio Renegado (abertura Sandro Medeiros) intervenção  visual  Maizena
Mob e Lise + Barulhista (abertura Tião Vieira) intervenção visual Mob
Boca de Siri (abertura Quinteto By Brasil) intervenção visual Adão Rodrigues
Suíte para os Orixás (abertura Tambores de Contagem) intervenção  visual Aparecida Diniz
Roda de Viola (abertura Ivan Melo) intervenção  visual Iara Abreu
Banda Cálix (abertura Rokerama) intervenção visual Aline Lages
Quateto Cobra Coral (abertura Valete Sete) Intervenção visual  Fernando Perdigão, Henrique Dias e Olister Barbosa.       

  
 
               


         
   obs - O terceiro desenho com figura colorida  foi feito por mim e pelo Henrique Dias,
                 trabalho coletivo. Ótima experiência


Os desenhos acima são algumas das planilhas desenhadas em dialogo com as música durante as apresentações musicais.. São desenhos feitos a canetas tipo hidrocor, em transparências sobre o retro projetor, projetados em um telão situado no palco atrás dos músicos.  O desenhos com a figura feminina (d)foi feitos a "duas mãos". Henrique Dias e Iara Abreu. A figura feminina central é desenho dele e o cenário desenhado por mim. Um ótima e prazerosa experiência. Para quem conhece o nosso trabalho, identificará com facilidade.  


PROJETO PÃO E POESIA - (Projeto de Diovani Mendonça) 
Tive o prazer de participar da primeira edição com marcas d'água no verso dos pacotes, por cima das quais foram impressos poemas de vários autores. 

O Pão e Poesia em sua 4ª edição, além de novos poetas e artistas plásticos homenageados, apresenta o resultado das oficinas de sensibilização poética oferecidas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, para mais de oitocentos alunos da região de Brumadinho (MG) e do G+ rede formada pro escolas próximas a V & M do Brasil no Barreiro-BH, patrocinadora do projeto. A empresa ciente de sua responsabilidade social junto às comunidades do seu entorno, aceitou pela segunda vez a proposta de utilizar a poesia como ferramenta pedagógica em sala de aula, que, nitidamente tem fortalecido nos alunos o desenvolvimento com as letras, o gosto pela leitura e o senso de pertencimento ao espaço,tempo e grupo em que vivem. Em 2011 e 2012, cada uma das escolas recebeu durante uma semana a exposição itinerante da 3ª edição do Pão e Poesia, constituída por banners, confeccionados a partir das embalagens ampliadas com obras dos próprios alunos. Ao mesmo tempo, nossos poetas-estudantes foram novamente incentivados a se expressarem à vontade em oficinas de haicai, quadra, trova, verspo livre, entre outros estilos poéticos. (texto de Diovani Mendonça, retirado da embalagem do Pão e Poesia 4ª edição. Artista homenageada Iara Abreu, poeta homenageada Marina Colassanti que é o perfil do projeto. Homenagear uma artista visual e uma poeta (informações retiradas do blog),

Ressalvo que todos os pacotes se encontram à disposição nas padarias da mesma região onde foi realizado o projeto do projeto. As pessoas estão sempre lendo e observando com elogios os poemas e imagens de obras dos artistas homenageados no Pão e Poesia.




Publicação de imagens do projeto "Aspectos Urbanos" juntamente com poema de Marina Colassanti nos saquinhos de pão. No verso dos pacotes estão publicados poemas dos alunos do 5ª e 6ª ano da Escola Municipal Padre Xisto, produzidos nos dias, 2,3,4 e 5 de abril de 2012 em oficinas de sensibilização poética do projeto "Pão e Poesia na Escola", patrocinado pela V & M do Brasil por meio de Lei de Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.
http://paoepoesia.org http://diovmendonca.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=wvFZZlS9wnA - Pão e Poesia na TV
http://www.youtube.com/watch?v=K0tVIMv-SmM&feature=player_embedded - Pão e poesia nas escolas
http://www.youtube.com/watch?v=wvFZZlS9wnA - Aquarelas Aspectos Urbanos no Pão e Poesia

POETAS AUTORES DE POEMAS POSTADOS NESTA PÁGINA
Referências, links e currículos

Jaqueline Aisenman - Brasileira reside na Suiça há mais de vinte anos e divulga autores brasileiros nesse país.  Editora da Revista Varal do Brasil 
João Evangelista Rodrigues - Professor de Jornalismo, poeta, letrista parceiro  de Pereira da Viola e Wilson Dias e outros, vários vídeos com entrevistas. Possuidor de um enorme currículo. Gentileza pesquisar no google.
  http://www.varaldobrasil.com/index2.htmlhttp://www.varaldobrasil.com/index2.html 

José Saramago -  Público - Gentileza consulta google
Leonardo de Magalaens  reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, sua atividade profissional se relaciona a Museus e Bibliotecas. Seu interesse é Literatura, leitura, escrita e tradução.

Luiz Otávio Oliani -  nasceu no Rio de Janeiro. É graduado em Letras e Direito. Em maio de 2000 foi homenageado com a medalha "Só para Lembrar" no recital "Versos Noturnos" organizado pela SPOC. Como poeta, publicou três livros: "Fora de órbita", 2007, e "Espiral", 2009, Editora da Palavra e "A Eternidade dos Dias”, Editora Multifoco, 2012.  Consta em 53 antologias de literatura e em mais 300 publicações entre jornais, revistas e alternativos. É detentor de mais de 50 prêmios literários. (informações revista Diversos Afins)    Contatos: oliani528@uol.com.br 

Marcos Fabrício - Estou na UFMG - Reside em Brasilia, jornalista, editor da Revista Diversos Afins .Doutor em Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da UFMG, após a defesa da tese de doutorado , intitulada "Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura para a crítica da publicidade".   http://diversosafins.com.br/

Newton Emediato, Natural de Alto do Paraopeba,MG, Pesquisador/Contista.É autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores latino-americanos, João Guimarães Rosa, tendo participação ativa em seminários internacionais realizados pela PUC/Minas sobre Guimarães Rosa."Um Carro de Bois que Transportava Logos" é o seu primeiro romance com comentários (orelha) feitos por Luís Giffoni: [...] Já disseram que Minas são muitas. A literatura também. Um Carro de Bois que Transportava Logos viaja por algumas delas [...].Os contos  intitulados : Um Papagaio Palimpséstico;  Em Transe; Ancestral  e  O Tempo de Um Livro  receberam vários prêmios pelo Brasil afora. Todos os Dias de Ontem será o segundo livro solo do autor com vinte contos inéditos. A edição deste livro é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei Rouanet – Lei de Incentivo Cultural/2011. E também pela Lei de Incentivo Cultural/Secretaria de Cultura de Minas Gerais/2012. E, finalmente, será lançado ainda este ano com realização da Funarte e do Ministério da Cultura – Prêmio FUNARTE. Ele representa a Seccional da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Minas Gerais.

Norália de Mello CastroReside na cidade de Brumadinho, mineira, assistente social aposentada, sempre gostou de escrever e engavetar seus textos até  publicar o primeiro Livro  “Rede de Pescador”, prêmio do Clube do Livro de 1987, que foi um grande estímulos para que outros livros fossem publicados como  “Passos da Eternidade” e outros contos, (prêmio Gralha Azul de Curitiba em 1987); “Fios de Prata”, ou a História  do Medalhão Azul, romance menção honrosa no concurso Cidade de Belo Horizonte 1988; “Apenas Viva” (contos e crônicas/ Escortecci, Rebra 2010);   participação na antologia Novos Contistas Mineiros, de 1988, antologia Show de Talentos em Prosa e Verso, (Rebra de 2010) . Lançou em 2012  o romance “Realidade e Sonho”, com algumas ilustrações em desenho a nanquim, da artista plástica Iara Abreu , livro esse lançado na Biblioteca Estadual Luis de Bessa em Belo Horizote-MG 
Pablo Neruda - (Informações internet -  público)

Todd  Irwin Marshall, Americano, residente em Belo Horizonte, professor de inglês com métodos diferenciados com  pedagogias avançadas de alta qualidade, com mistura das abordagens do Pensamento Crítico e do Theatrics, tornando as suas autlas uma maneira inovadora de aprender inglês, tornando as aulas prazerosas e fácil de aprender.  Lançou em 2012 o seu primeiro livro poético bilingue pela Editora Anome Livros         http://www.toddmarshall.com.br

TODOS OS POETAS PARTICIPANTES DO PROJETO "ASPECTOS URBANOS" ATÉ DEZEMBRO DE 2012.

Alice Ruiz, Ana Carol Diniz, Andréia Donadon Leal, Anita Valente, Angela Togeiro, Ataneri, Bilá Bernardes, Brenda Mar(que)sPena, Bruno Grossi, Cláudio Bento, Clevane Pesoa de Araújo Lopes, ClóvisCampelo, Cristina Carone, Dagmar Braga, Daniel de Cullá, Dimythryus, Diowani Mendonça, Eduardo Rennó, Efrain Bartolomé, Enrique Godoy Durán, Fátima Sampaio, Fernando Aguiar, France Gripp, Gabriel Bicalho, Graça Campos, Ilda Maria Costa Brasil, Jaak Bosmans Jaak, Jaqueline Aisenman, J.B.Donadon-Leal, Jorge Emil, João Evangelista, Jorge de Oliveira Santos, José Alcebíades, José Estanislau Filho, José Saramago, J.S.Ferreira, Karina Campos, Leonardo de Magalhaens, Lúcia de Fátima Brasil, Luciana Campos, Luciana Tannus, Luiz Carlos Pereira, Luiz Lyrio, Luiz Octávio Brandão, Luiz Edmundo Alves, Luiz Otávio Oliani, Luiz Z.Pego, Marco Aurélio Lisboa, Marco Llobus, Marcos Assis, Marcos Fabrício, Maria de Fátima Reis Martins, Maria Inês Veloso de Abreu, Maria José Cecília de Mello, Maria Luiza Falcão, Maria Moreira, Marta Helena dos Reis, Maurício Roque, Max Silva Moreira, Meire Mendonça, Nela Rio, Nelci Nunes, O FALADOR, Neuza Ladeira, Newton Emediato Filho, Norália de Mello Castro, Octávio Roggiero Neto, Paz Cerrillo, Pablo Neruda, Paulinho Andrade, Plínio Sgarbi, Regina Mello, Rogério Salgado, Ronaldo Werneck, Rosa Negra do Brasil, Sebastiana Gomes, Tânia, Tchello, d´Barros, Thereza Christina Rocque da Motta, Teresinka Pereira, Todd Irwin, Marshall, Valdeck, Vanessa Campos, Waldemar Euzébio Pereira, Wilmar Silva, Yeda Machado Avelar, Zanne Neiva.

"OS POEMAS FORAM GENTILMENTE CEDIDOS PELOS POETAS"

TODOS OS LINKS DO PROJETO

22 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2017/09/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html   Exposição em Ouro Preto, BHOOM -  Modernos e Eternos, poetas: Affonso Romano de Sant'anna, Alice Ruiz, Augusto dos Anjos, Dalva Silveira,  Fernando Pessoa, José Saramago, Manoel de Barros, Miguel Astúrias, Múcio Góes, Paulo Leminski, William Shakespeare, livros O menino dos pés coloridos e As viagens do Balão Sonhador.
21 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2016/03/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Projeto/exposição Certos Movimentos incertos, Exposição "Superlativo Feminino" (coletiva, partici-pação do painel "Para Guimarães ), exposição Shakespeare (Museu Mineiro-BH)     
20 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2015/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Expo em  Mariana-MG (2015), Na Casa dos Contos em BH(2015), Sobre Barragem de Bento Rodrigues, Affonso Romano, Augusto dos Anjos, Cícero,Fernando Schiavinato, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Mário Quintana,  Marcos Fabrício, Paulo Leminsck , Nela Rio,Rogério Zola (poema e texto), Livros SERRA e  Didático PPP (Editora Assis),projeto HAL - Hospital André Luiz 
19 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2014/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Exposção Aspectos Urbanos na PUC, Oficina / Diabetes na PUC – Minas Exposição na Casa Lima D’Artes, Exposição "Cidade, Geometria e Cores (2014), no Centro Cultural de Contagem, Cenário NIL LUS poetas de: Cícero Christófaro, Consuêlo Aragão, José Hilton Rosa, Marcos Fabrício, Vilson Barbosa,Yara Darin. 
18 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2014/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Painel Guimarães,Painel Diversidade Cultural(Fundação Torino),Pintando ao vivo em vários lugares, CINE Teatro Contagem, Galpão Paraíso e em Contagem- Poetas: Bianka de Andrade Silva,Iago Passos, Nina Reis, Pilar Rodrigues Aranda,Consuelo Aragão
17 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2012/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Saramago, livro objeto, expo O Olhar do Artista sobre o livro esquecido, projeto Colorindo vidas, projeto música para ver,Jaqueline Aisenman, João Evangelista, Leonardo, Leonardo, Luiz Otávio Oliani, Marcos Fabrício, Newton Emediato,Norália, Neruda e Todd 
16 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2012/04/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Aquarelas na Biblioteca Luiz de Bessa e eventos durante a exposição.
14 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2011/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html  Pintando na Abcdéf, Pintando em Brumadinho, Projeto Centenário Contagem, Fátima Sampaio, Abertura BH Itinerante 
13 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2011/05/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Projeto Sandra Veronese, Poema Clevane.Pintando na Serraria Souza Pinto, Clóvis Campelo, Leonardo de Magalhães, Plínio Sgarbi, Karina Araújo.
12 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Neuza Ladeira, Maria de Fátima Reis Martins,Efrain Bartolomé, Enrique Godoy Durá, Marco Aurélio Lisboa, Maurício Roque, aquarelas Pintando na Rodoviária
11 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/10/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_12.html Pintando ao vivo em Contagem com exposição, Maria Luiza Falcão, Silvia Motta, Luiz Lyrio, Rosa Negra e Gabriel Bicalho, Thereza Cristina, Jorge Emil
10 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/10/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Biblioteca Municipal, projeto HAL - Hospital André Luiz, Rogério Salgado, Ronaldo Werneck, Paulinho Andrade, Luiz Otávio Brandão, Darlan, Diovani, Ataneri
09 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-oesia_22.html Daniel de Cullá, Luciana Tannus, José Alcebíades, Valdeck, Luciana Campos, Jaak, Nelci,José Estanislau
08 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/08/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Clevane, Cláudio Bento, Cristina Carone, Enrique Godoy, Maria Luiza Falcão, Meire Mendonça, Marta Reis, Belô Poético.
07 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_8680.html Alice Ruiz, Fátima, Bilá, Clevane, Ilda Brasil, Nela Rio, Regina Mello, Sebastiana
06 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_16.html Luis Crlos, Teresinka, Vanessa, Lucia Brasil e Marco Llobus, expo/ Centro Cultural de Venda Nova
05 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/02/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html Graça Campos, Eduardo Rennó, J.S.Ferreira, Luiz Pego e Tânia Diniz, Pintando ao Vivo no Big.Shopping, exposição Regional Barreiro
04 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/01/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia_24.html Clevane Pessoa, Maria Inês, J.B.Donadon, Dagmar, Luis Edmundo, Jorge Santos, Maria Moreira e Zane, Yeda –R. GUATÁ 
03 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2010/01/aspectos-urbanos-artes-visuais-e-poesia.html France Gripp, Maria José Cecília de Melo, Marcos Assis, Waldemar, Wilmar, Octávio Roggiero, Maurício Roque, Max Silva Moreira, Fernando Aguiar
02 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2009/12/aspectos-urbanos-artes-visuais-e- poesia.html Ana Carol, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Brenda e Bruno
01 http://iaraabreu.blogspot.com.br/2009/12/aspectos-urbanos.html Poetas Ana Carol Diniz, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Brenda Marques e Bruno Grossi

5 comentários:

  1. Olá Iara! Encontramos no teatro da assembléia no 9º Belo poetico. Acessando seu blog fornecido por você, gostei e apreciei. Parabéns pelos belos trabalhos.
    Se você quiser me dar a honra de trabalhar num poema meu, vou te envia-lo a posteriori.
    Abraço. J.Hilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok José Hilton. Por sinal o Belô estava ótimo não? Me envie poemas e eu na oportunidade ilustro aqueles que melhor visualizar uma ilustração. Será um prazer tê-lo em meu projeto. Obs só hoje vi seu contato. abs iara abreu

      Excluir
    2. Ok José Hilton. Por sinal o Belô estava ótimo não? Me envie poemas e eu na oportunidade ilustro aqueles que melhor visualizar uma ilustração. Será um prazer tê-lo em meu projeto. Me envie poemas para o e-mail iluarti@ig.com.br e coloque assunto poemas para ilustração. abs

      Excluir
  2. Ok gostaria sim pois . O Fanzine Cultural é um excelente divulgador cultural.
    Vou selecionar material e enviar. Obrigada pelo convite.

    iara abreu

    ResponderExcluir
  3. Ok gostaria sim pois . O Fanzine Cultural é um excelente divulgador cultural.
    Vou selecionar material e enviar. Obrigada pelo convite.

    iara abreu

    ResponderExcluir